O Rei Bela IV da Hungria

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Rei Bela IV da Hungria

Mensagem por Senhor dos Fatos em Qua Fev 17, 2016 7:03 pm

Rei Bela IV - 33 Anos

Bela IV (1206 - Ilha de Coelhos, 3 de maio de 1270) foi rei da Hungria e Croácia entre 1235 e 1270, e Duque de Estíria entre 1254-1258. Filho mais velho do rei André II, foi coroado por iniciativa de um grupo de nobres influentes na vida de seu pai em 1214. Seu pai, que se opôs fortemente a coroação de Bela, recusou-se a dar-lhe uma província para governar até 1220. Neste ano, Bela foi nomeado duque de Eslavônia, também com jurisdição na Croácia e Dalmácia. Na mesma época, casou-se com Bela Maria, filha de Teodoro I Laskaris, imperador de Nicéia. Desde 1226, ele governou a Transilvânia com o título Duque. Ele apoiou missões cristãs entre os pagãos cumanos que moravam nas planícies a leste da sua província. Alguns chefes cumanos reconheceram sua suserania e assim adotou o título de Rei de Cumania em 1233. Rei André morreu em 21 de setembro de 1235 e Bela IV o sucedeu. Ele tentou restaurar a autoridade real, que tinha diminuído com o seu pai. Para isso, ele revisou concessões de terras de seus antecessores e recuperou antigas propriedades reais, causando descontentamento entre os nobres e os prelados.
Os mongóis invadiram a Hungria e aniquilado o exército de Bela na Batalha de Mohi em 11 de Abril 1241. Ele fugiu do campo de batalha, mas um destacamento Mongol perseguiu de cidade em cidade, tanto quanto Trogir, na costa do Mar Adriátic . Apesar de ter sobrevivido à invasão, os mongóis devastaram o país antes de sua retirada inesperada março 1242. Bela introduziu reformas radicais a fim de preparar o seu reino para uma segunda invasão mongol. Ele permitiu que os barões e prelados para erguer fortalezas de pedra e estabelecer as suas forças armadas privadas. Ele promoveu o desenvolvimento das cidades fortificadas. Durante o seu reinado, milhares de colonos chegaram do Sacro Império Romano, Polônia e outras regiões vizinhas para se estabelecer em terras despovoadas. Esforços de Bela para reconstruir seu país devastado lhe deram o título de "segundo fundador do Estado".
Ele estabeleceu uma aliança defensiva contra os mongóis, que incluiu Daniil Romanovich , Principe de Halych, e Boleslau, o Casto, Duque de Cracóvia e outros príncipes rutenos e poloneses. Seus aliados o apoiaram em ocupar o Ducado da Estíria em 1254, mas o perdeu ao rei Ottokar II da Boêmia seis anos depois. Durante o reinado de Bela, um território que incluia ampla Bósnia , Barancs (Braničevo, Sérvia) e outras recém-conquistadas regiões foi estabelecido ao longo da fronteira sul da Hungria na década de 1250.
O relacionamento de Bela com seu filho mais velho e herdeiro, Stephen foi instável em 1260, porque o rei idoso favoreceu sua filha, Anna e seu filho mais novo, Bela, Duque de Eslavônia. Ele foi forçado a ceder os territórios do Reino da Hungria a leste do rio Danúbio para Stephen, o que causou uma guerra civil que durou até 1266. No entanto, a família de Bela era famosa por sua piedade. Ele morreu como um franciscano terciário, e a veneração de suas três filhas santas: Kunigunda, Yolanda e Margaret foram pela Santa Sé.
avatar
Senhor dos Fatos
Admin

Mensagens : 26
Data de inscrição : 22/01/2016

Ver perfil do usuário http://idtransilvania.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum